Afinal, refrigerante diet engorda ?!

Postado por O. Aragão on domingo, 3 de maio de 2009

Os refrigerantes, por serem bebidas com muito açúcar e nenhum nutriente, se tornaram vilões das dietas de redução de peso e de quem quer uma vida saudável e uma alimentação equilibrada. No entanto, a criação dos refrigerantes light e diet parece que se tornou uma senha de liberação do consumo dessas bebidas, já que as calorias foram reduzidas a praticamente zero. Mas será que as versões light e diet não engordam mesmo?

Prós e contras

Por ter zero calorias, os refrigerantes light e diet acabam virando acompanhantes de refeições mais calóricas, já que não agregam mais calorias à elas. Em contrapartida, estas bebidas contêm ingredientes artificiais como acidulantes e corantes, que não são recomendados em excesso. Além disso, também possuem cafeína, que se por um lado ajuda a diminuir a fadiga e tem ação diurética, também pode causar hipertensão e taquicardia quando consumida em altas quantidades.

As mulheres ainda têm dois outros bons motivos para não consumir refrigerantes. Mesmo as versões light contêm ácido fosfórico, substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, contribuindo com o processo da osteoporose. E mais: como muita gente já sabe, o consumo de refrigerante agrava a celulite!

Pesquisa condena consumo de bebidas gasosas

Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte (EUA), divulgado no início do mês de março, liga o consumo de bebidas gasosas ao aumento da obesidade nos Estados Unidos. De certo que elas não são as únicas responsáveis pelo fato da obesidade ter dobrado nos últimos trinta anos no país, mas já se aceita que é um fator a ser considerado.

Calma, não é preciso cortar o refrigerante de sua vida! Apenas é bom ficar de olho nos excessos, afinal consumir refrigerantes diariamente é realmente um exagero, não é mesmo? Investir em sucos de frutas de baixas calorias, água de côco e chás pode surpreender você!

0 comentários: